segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A ponte mais alta do mundo

Ponte mais alta do mundo
Depois do artigo sobre a maior ponte do mundo em extensão agora vamos falar da maior ponte do mundo em tamanho ou altura mais exatamente, ou seja a ponte mais alta do mundo.

Esse artigo sobre a ponte mais alta do mundo é uma homenagem a cidade de Millau que faço pois morei nessa cidade durante 4 anos e pude acompanhar de perto todas etapas da construção dessa ponte que é considerada a mais alta do mundo.

Situada no sul da França, desenhada pelo arquiteto inglês Lord norman Foster e realisada pela empresa Eiffage (empresa que realizou a Torre Eiffel). A ponte situada em Millau desafiou as leis da engenharia moderna e hoje se tornou uma atração turistica pela beleza.

No intuito de evitar os famosos engarrafamento na cidade de Millau durante as ferias de verão onde os Franceses do norte desciam em direção as belas praias do Mar mediterraneo a ponte foi construida permitindo de ganhar 45 minutos (sem engarrafamento) e até 4 horas no periodo de agosto, por causa das estradas sinuosas de montanhas atravessar a cidade de Millau era um calvário para os turistas e os habitantes que tinham dificuldade de circular na cidade durante esse periodo. A cidade de Millau que era conhecida por ser a cidade dos engarrafamentos ("ville des bouchons") agora ela é conhecida por ser a cidade com a ponte mais alta do mundo.

A ponte ficou conhecida não somente pela beleza mas também pela proeza de estar situada a uma altura de 270 metros com a ponta da pilastra indo até 343 metros de altura, o que da para colocar a Torre Eiffel debaixo da ponte. A ponte tem uma extensão curvada de 2460 metros.

Veja as fotos dessa grande obra arquitetônica que é  a ponte  ou o viaduto de Millau na França :


Ponte mais alta do mundoViaduto mais alto do mundo

A Ponte de Millau é uma verdadeira proeza arquitetônica pois ela possui um "tapete" curvado com pilastras de até 343 metros acima de um rio e tendo que suportar ventos de até 220KM/H.

No caso da ponte de Millau que na França é chamado de viaduto (viaduc de Millau) ele é a maior ponte do mundo em altura mas a maior ponte do mundo em extensão é nesse artigo aqui : A maior ponte do mundo veja também a polêmica ponte mais cara do mundo

Veja em video fotos da ponte mais alta do mundo



Edição 25/04/2012 => A ponte de Millau agora é considerada a mais alta possuindo uma pilastra sustentando a ponte, pois agora existe outras ponte situadas acima dos 270 metros da ponte de Millau.

Veja abaixo outras pontes mais altas do mundo

Ponte Siduhe

A ponte de Siduhe na China foi inaugurado di 15 de novembro de 2009 e fica situado a uma altura de 493 metros sendo assim a ponte suspensa mais alta do mundo.
A China é o país das pontes pois além de ter a ponte mais alta do mundo ela possui também a maior ponte do mundo.
A ponte SIduhe possui 1222 metros de extensão e passa por cima do vale do rio Sidu. Outro detalhe é que a construção da ponte custou apenas pouco menos que 200 milhões de reais. Muito longe dos preços das pontes Brasileiras...

Ponte Baluarte no Mexico

Existe divergências sobre a ponte mais alta do mundo pois no Mexico uma ponte situada a 403 metros de altura foi inaugurada agora em janeiro 2012 mas essa ponte não possui pilastra sustentando de tal altura mas ela atravessa um despenhadeiro de 403 metros de altura.
Veja as imagens da ponte mais alta do mundo :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Distância da terra até plutão