quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Macropinna microstoma

Macropinna Microstoma
O Mundo submarino é realmente superinteressante ! O Macropinna microstoma é um dos grandes exemplos de uma estratégia evolutiva superinteressante de certos peixes que vivem nas profundezas do oceano.

Como vocês podem ver na foto o que esse peixe possui de superinteressante é um tipo de cúpula transrente na cabeça. Um feito raríssimo que permite o macropinna de observar o que acontece acima de sua çabeça.

Isso mesmo não é mentira mas o peixe possui realmente a cabeça transparente, e além disso ele tem a capacidade de virar os olhos que são em forma de tubo totalmente na vertical para vigiar o que acontece acima dele.

Assim como o o Bolbfish o peixe que é reconhecido como "o peixe mais feio do mundo" o Macropinna microstoma vive entre 600 e 800 metros de profundidade. Uma zona onde especies extraordinárias e ainda pouco conhecidas do homem vivem.

O Macropinna microstoma é um peixe pouco conhecido apesar de ter sido descoberto em 1939, mas nunca foi fotografado vivo até 2004. Ele era somente representado por desenho pois quando era retirado das profundezas sua cúpula transparente era destruida.

A cabeça transparente do peixe macropinna microstoma é tão impressionante que nos permite de visualisar até o cérebro do peixe.

No vídeo abaixo sobre o macropinna microstoma podemos ver o quanto esse peixe surrealista é superinteressante, parecendo até imagens com efeitos especiais !


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Distância da terra até plutão