quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Steve Jobs


Steve Jobs esse é o tema do momento, como fazer uma homenagem a esse cara que marcou a história em diversas áreas ?

Depois da aposentadoria de Steve Jobs estava preparando um artigo  por considera-lo uma personalidade superinteressante, o que encaixaria muito bem aqui, pois trazemos sempre algo superinteressante pouco importa o sujeito.

Não vamos falar de detalhes tecnicos de suas criações o que trouxe de inovante etc, ou mesmo datas exatas so as importantes e marcantes. vamos entender rapidament que Steve Jobs teve uma trajetoria incrivel.

Agora depois da morte de Steve Jobs no meio dos milhões de artigos e homenagens em rede sociais vamos trazer uma breve biografia daquele que podemos qualificar de diversas formas : gênio, Carismatico, inovador, arrogante, egoísta, egocêntrico  revolucionario, artista...

Para mim o que poderia qualifica-lo melhor seria Reiventor ! Isso para mim o Steve Jobs além de inventa o que ele era bom mesmo era reiventar. ele reiventou os computadores, ele reiventou os sistemas operacionais, ele reiventou o Walkman, ele reiventou a maneira de comprar musica, ele reiventou aos celulares ele reiventou as tablets... sempre com a beleza design e ergonomia.



Steve Jobs e Bill Gates


Impossivel falar de Steve Jobs sem falar no Bill Gates, os dois grandes concorrentes. Enquanto um era odiado o outro amado e cada um dava sua propria imagem a empresa. O Steve Jobs refletia sua imagem na Apple uma empresa amada.

O Steve Jobs nasceu dia 24/02 de 1955 em São Francisco e foi criado por pais adotivos, recentemente o verdadeiro pai dele deu um notificado que gostaria de conhecer o filho, não sei se ele teve esta maravilhosa oportunidade. A historia dele com a eletronica começou quando tinha 12 anos e precisava de uma peça importante para montar os circuitos, em sua cidade a empresa mais importante era a HP, ele procurou em uma lista telefonica e achou um nome de alguém que poderia fornecer o frequenciômetro que ele precisava. Ele ligou para um certo William Hewlett, nada menos que o dono da Hewlette Packard, ali ia começando a história de Steve Jobs.

Ele foi um dos co-fudadores da apple e ajudou a criar o Macintosh reinventando os computadores e inventando os computadores pessoais na qual ele é considerado uma dos pais, trazendo estética e recursos gráficos com facilidade de utilização e assim foi conquistando o público no início da década de 80. Ele fez estudos no Reed Coolege no Oregon, onde ele abandonou no primeiro semestre. ele faz também um em paralelo estudos de auditor livre onde ele obteve excelente cursos de caligrafia, onde ele mesmo disse mais tarde : "Se eu não tivesse obtido esses cursos de caligrafia jamais o Mac teria multiplas fontes coms espaços proporcionais. Como o Windows copiou tudo do MAC é provavel que nenhum outro computador pessoal teria essas multiplas fontes."

Steve Jobs e Steve Wozniak
Em 1974 ele consegue um emprego com o amigo Steve Wozniak na Atari onde ele progamava jogos e em 1976 Steve Wozniak, Steve Jobs et Ron Wayne criam a Apple no dia primeiro de Abril.

apple I
Steve Jobs e Steve Wozniak que fundaram a Apple, eram chamados de os dois Steve's. O primeiro local da Apple foi a garagem da familia Jobs, onde os dois Steve's criaram o Apple I quando Steve Jobs tinha 21 anos e Steve Wozniak 26 anos. o Apple I se vendeu a 666,66 dolares.

A ideia de chamar a empresa Apple foi de Steve Jobs que era vegetariano assim como chamar os computadores Macintosh que vinha de uma variadade de maçãs preferida chamada McIntoshque de Jef Raskin especialista da interação homem maquina que foi contratado para o projeto do Mcintosh. Ele foi o 31° empregado da Apple.

Em 1979 Jef Raskin lança o projeto Anne que era para fabricar uma console, que logo depois virou um computador pessoal, tão simples que ele deveria ser livrado sem manual e custaria menos de 1000$. Depois ele foi rebatizado de Mcintosh (como o nome de uma variedade de maçã) o primeiro computador pessoal comandado por mouse com recursos graficos. Steve Jobs vendo o grande potencial dele se acaparou da criação modificando varios conceitos como o de computador barato, e introduzindo sua arte da elegancia e as fontes diversas o qual os cursos de caligrafia o ajudou. O Sucesso das fontes foi imediato fazendo do Mcintosh o computador preferido no mundo de artes graficas, do jornalismo e da comunicação das empresas. Mais tarde Steve Jobs pede a Jef Raskin até então chefe de software de se ocupar da documentação, ele disse "não você vai poder se ocupar da documentação também pois eu peço demissão" (Curiosamente Jef Raskin também morreu com um cancer no pancréas em 2005 logo logo apos a descoberta do cancer em Steve Jobs, sera que tem uma relação ?)
Uma citação de Jef Raskin : "Steve Jobs tentou matar o projeto do Mac três vezes mas, nos continuamos a trabalhar em segredo".

Em 1980 a Apple entra na bolsa de valores e fazem de Steve Jobs et Steve Wozniack homens Milionarios. Steve Jobs com 26 anos é o homem mais jovem do mundo naquela época a entrar na fortune 400, algo extremamente raro antes das start up Internet.

Em 1983 ele contrata John Sculley diretor da Pepsi com a frase : "Você vai ficar vendendo agua com açucar toda sua vida ou quer vir mudar o mundo comigo". No mesmo ano o computador Lisa foi criado o primeiro usando um mouse.

Vamos dizer que a partir dai as coisas foram fáceis, pois encabeçando uma grande empresa e milionário era fácil criar as coisas. Mas poucos sabem ele o grande personagem da Apple foi afastado em brigas internas da empresa em 1985. ele foi afastado por John Scully aquele mesmo que ele foi buscar na Pepsi. Dai nasceu a expressão "To Be Steved" (ser despedido da propria empresa).

Isso mesmo o Steve Jobs foi afastado da Apple, e sem ser uma coincidência depois de sua saída a Apple começou a perder o seu brilho e entrou em crise, dando espaço para a Microsoft de Bill Gates virar a empresa mais representada no mundo.

 Por isso pouco houvimos falar dela nos 12 anos de afastamento do grande CEO histórico da Apple. O Que ele fez depois disso ?

Simples ele novamente reiventou mas dessa vez os desenhos animados. Depois de um momento de duvidas, ele criou a Next que comprou a pequena empresa Pixar de Lucas Filmes por 10 milhões e começou a introduzir recursos digitais nos desenho animados. Com parceria com a Disney empresa a qual ele virou consultor e maior acionario, ele fez os maiores sucessos da História com os desenhos Toy Story, Procurando Nemo, Cars, Monstros e CIA, formigas, Wall-e...

Enquanto a Aple tava beirando a falencia o Steve Jobs ia fazendo fortuna e sucesso com a Pixar que mais tarde ele revendeux por meros 7,5 Bilhões para a Disney em troca de açõe sendo assim o maior acionário.

Então em 1997 ele volta a Apple perto da falência enquanto a Microsoft que era menor que a Apple no inicio tinha virado a empresa mais valiosa do mundo e chegou até dar 150 milhões $ para Apple em solidaridade e em uma parceria. O Steve Jobs havia virado denovo o CEO da Apple, e so recebia como salario simbolico 1$.

Começa ai uma nova era para a Apple que compra a Next por 400milhões $. Ele reiventa então os sistemas operacionais criando o Mac OS e o I Mac o primeiro dos produtos da Apple com o i na frente. A empresa pouco a pouco se reergue a empresa que chegou a ter um valor de mercado de 5 bilhões $ em 2000. Ele reinventa a maneira de escutar música e de compra-la com o Itunes seguido dos aparelhos portateis como o Ipod grande sucesso onde varios tentaram imitar, até a microsoft tentou com o zune, sem muito sucesso(a Microsoft anunciou a pouco tempo que ele não fabricaram mais esse produto).

Steve Jobs

Em 2004 ele chama o biógrafo Walter Isaacson para escrever sua biografia, ele que havia escrevido a Biografia de Benjamin Franklin e estava escrevendo outra de Albert Eistein, ele brincou dizendo se ele se considerava o sucessor natural dessas biografias. Mas Walter Isaacson recusa dizendo que ainda acha cedo e fala que talvez daqui a uma década. O biógrafo  ainda não sabia e percebeu que logo depois Steve Jobs pede demissão para lutar contra o cancer no pancreas.

As atividades de Jobs na Apple ficaram reduzidas, mas o que não impede de lançar o Iphone em 2007 e o Ipad em 2010 fazendo da Apple a empresa mais valiosa do Mundo com valor de mercado de  455 bilhões de dolares (ela valia menos de 5 Bilhões em 1997 quando ele havia voltado). Jobs gostava de usar uma  frase de um jogador de Hoquei :"Eu gosto de patinar em direção de onde o puck vai estar, e não em direção onde o Puck já está." Mostrando a ambição visionária que ele transmitia. Steve Jobs virou definitivamente um criador de modas, nunca se espelhando ou copiando os outros mas reiventando.

Steve Jobs pede sua demissão no dia 24 de agosto 2011, passando o comando para Tim Hook o novo CEO da Apple. ele sempre foi um trabalhador nato, podendo estar descansando mais tempo ele parou de trabalhar realmente quando lhe restava pouquíssimo tempo de vida, somente 1 mês antes de sua morte. Talvez tenha sido esse o segredo da longevidade de sua doença, reconhecida por matar muito mais rapido que os 8 anos de convivência.


Mais tarde Walter Isaacson depois de iniciar sua biografia ficou extremamente surpreso por Steve Jobs deixa-lo extremamente livre de escrever o que ele bem entender. De ter total liberdade e que Steve Jobs chegou até mesmo ter encorajado seus amigos de falar dele libremente. Enquanto outras personalidades querem fazer uma biografia perfeita, Jobs queria uma que traçaria seu perfil exato. Ele sempre foi de uma disponibilidade incrível nas entrevistas. Ele perguntou o porquê de tanto investimento em sua biografia. Ele disse "Eu gostaria que meus filhos soubessem como eu era quem eu fui e entendessem, nunca fui um Homem muito disponivel para minha familia por causa do meu trabalho".

Depois de sua morte Walter Isaacson falou : "A saga de Steve Jobs é o mito de criação da revolução digital em grande escala: o início de um negócio na garagem de seus pais e sua transformação na empresa mais valiosa do mundo. Embora não tenha inventado muitas coisas de cabo a rabo, Jobs era um mestre em combinar ideias, arte e tecnologia de uma maneira que por várias vezes inventou o futuro. Ele projetou o Mac depois de apreciar o poder das interfaces gráficas de uma forma que a Xerox não foi capaz de fazer, e criou o iPod depois de compreender a alegria de ter mil músicas em seu bolso de uma forma que a Sony, que tinha todos os ativos e a herança, jamais conseguiu fazer. Alguns líderes promovem inovações porque têm uma boa visão de conjunto. Outros o fazem dominando os detalhes. Jobs fez ambas as coisas, incansavelmente"

A Biografia de Steve Jobs Vai estrear nesse mês de outubro 2011 menos de 1 mês apos sua morte. Ja podemos encontrar trechos na internet da Biografia que com certeza sera um best seller nas livrarias...
Ela começara a ser vendida no Brasil a partir do dia 25 de outubro 2011  e o preço estara por volta de 40R$ (A biografia essa aqui do Blog é gratuita lol)

Steve Jobs morreu dia 5 de outubro 2011 marcando intensamente a história da tecnologia, as homenagens no mundo foram impressionantes e surpreendentes, como uma forma de admiração que todos tiveram por ele. Todos grandes atores atuais e de antigamente prestaram uma forma de homenagem concorrentes ou amigos sem exceções,  (Google, Facebook, Yahoo, Microsoft, Twitter presidentes, celebridades, esportistas, blogs, redes sociais entupidas de mensagens de homenagens a Steve Jobs)  portanto ele não era um artista Pop,
ou será que ele era,...
Iphone e Ipad

RIP STEVE JOBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Distância da terra até plutão