quinta-feira, 3 de maio de 2012

O Grito

Uma das obras mais conhecidas do mundo da pintura a obra O Grito de Edvard Munch foi a leilão e vendida a um preço recorde de 120 milhões de dólares.

O Recorde anterior era da obra de Picasso "Nu, folhas verdes e busto" que havia sido vendido por US$ 106 milhões.

A Obra virou um simbolo do medo ou estresse da nossa era. Ela representa o Grito não do personagem mas do mundo em volta dele como se o personagem estivesse explodindo de fora para dentro.


Esse quadro que foi vendido por 120 milhões de US$ é apenas uma das 4 versões dessa obra que foi feita por um pintor norueguês onde ele expressa sua própria experiência nesse quadro.

Edvard Munch escreveu em seu diario dia 22 de julho de 1892 :

"Passeava com dois amigos ao pôr-do-sol – o céu ficou de súbito vermelho-sangue – eu parei, exausto, e inclinei-me sobre a mureta– havia sangue e línguas de fogo sobre o azul escuro do fjord e sobre a cidade – os meus amigos continuaram, mas eu fiquei ali a tremer de ansiedade – e senti o grito infinito da Natureza. »

Munch imortalizou esta ansiedade e impressão de desespero que virou um referência no mundo inteiro e inspirada em filmes desenho e até em mascaras como a do Panico.

Mascara do panico foi inspirada na obra O Grito

O Grito representada pelo famoso Homer Simpson
As três outras obras do Grito se encontra no museu de Oslo na Noruega, o museu leva alias o nome de Munch em homenagem ao famoso pintor norueguês. O Grito é uma pintura superinteressante.

Veja outros artigos em relação a arte e pinturas : Pintura superinteressante, formas de arte, pintura 3d, Street painting, sand painting, speed painting,  arte das ondas,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Distância da terra até plutão